domingo, 28 de agosto de 2011

Opinião - João Ruivo

Há várias maneiras de escrever sobre a educação e para os educadores. Umas, são marcantes e sobrevivem às pequenas mediocridades com que somos bombardeados todos os dias. Outras, passam despercebidas no rol de publicações que se recebem mensalmente nas redacções dos jornais da especialidade.
"Confesso que Vivi" é uma obra que, indiscutivelmente, pertence à selecção de primeiras águas nas publicações pedagógicas que nos chegaram durante o ano lectivo que agora termina.
Da autoria de Cármen Guaita, Confesso que Vivi é uma edição da San Pablo, incluída na sua colecção Psicologia y Educación, a merecer uma tradução para língua portuguesa.
A autora é professora especialista em Ciências Sociais e em Pedagogia Terapêutica e trabalhou durante mais de duas décadas como docente em Madrid, Extremadura e nas Ilhas Canárias. Na actualidade é secretária de comunicação na Associação Nacional de Professores de Espanha, onde ajudou a criar e dirigiu o Defensor del Profesor. Autora de várias obras educativas, colabora regularmente em programas de televisão e de rádio em Espanha.
A receita desta obra é, aparentemente, simples. Porém, o resultado é genial. Cármen Guaita, que domina com mestria e muita inteligência emocional e técnica da entrevista seleccionou um conjunto de temas educativos, que ordenou por ordem alfabética, e que serviram de motivo a profundas e estimulantes entrevistas abertas com um grupo de personalidades públicas de reconhecido mérito nessas áreas do saber.
O resultado é uma obra, simultaneamente densa, mas de muito fácil e apetecível leitura, dados os diferentes ângulos de abordagem do fenómeno educativo, bem como da diversidade de pontos de vistas aí apresentados.
Segundo os temas por ordem alfabética, com António Lopez aprenderemos para que serve aAusteridade; falaremos de Beleza com Pastora Veja; Fernando Savater explicará o significado da palavra Cidadania; Juan Manual Prada esboçará um panorama da Cultura, eterna companheira da educação; Jorge Valdano fala-nos de valores associados ao Desporto; Carmelo Gómez revelará os segredos da Disciplina; Nicolás Fernandez explica a importância do Esforço no sucesso escolar; Blanca Lopez Ibor descreve melhor que ninguém o que significa a Esperança; Javier Urra aborda a situação actual da Família; Maria Ángeles Fernández, que acabou de adoptar um filho, abre uma janela sobre o valor da Generosidade; Ana Isabel Saz explicará o papel da Identidade na adolescência; Juan Carlos López, filósofo e jurista, tentará deixar claro o que é isso da Liberdade; Federico Mayor Zaragoza, que dedicou a sua vida à cultura da Paz, tentará transmitir a sua longa e rica experiência; Alejandra Vallejo-Nágera fala-nos sobre a Responsabilidade; Ignácio Calderón sobre a Solidariedade; pela voz de Eugenia Adam chega-nos o valor da Tolerância; Jesus Poveda reafirma o valor da Vida; Victor Ullate realça a força da Vontade; e, com três jovens, reflecte-se a importância dos Valores na escola e na sociedade.
Trata-se, pois, de uma obra de abordagens diversificadas sobre a educação e, sobretudo sobre a educação com recurso aos valores. Na verdade, como refere Cármen Guaita, a nossa sociedade busca a felicidade no bem-estar, esquecendo-se que o sentido a atribuir às coisas é mais importante que a felicidade em si.
A autora refere que a chave da educação reside na nossa capacidade de ajudar os nossos filhos e educandos a ser felizes e capazes de fazer felizes todos os que os rodeiam. Para ela as ferramentas com que se educa são, a maior das vezes, o amor e o senso comum. Por isso, a esperança que livros como o que hoje aqui apresentamos ajudem os pais e os professores a utilizar mais um instrumento pedagógico que os ajude a navegar no sentido da construção de uma família mais formativa, de uma escola mais sábia e de uma sociedade mais justa.
João Ruivo

Sem comentários:

Enviar um comentário