segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

O aumento da idade de aposentação e a evolução do fator de sustentabilidade

ECO-Economia Online

O Governo quer alterar o regime de pensões antecipadas, mas não disse como. Se nada mudar, em 2020 as pensões atribuídas antes dos 66 anos e seis meses têm um corte mínimo de 15,6%. Veja as projeções.

No próximo ano, a idade normal de reforma avança para os 66 anos e três meses. E quem começar a receber pensão antecipada em 2017 já sabe que pode com um corte de 13,88%, que resulta do fator de sustentabilidade. A esta penalização junta-se outra, de 0,5% por cada mês de antecipação face à idade normal de reforma.

Em 2018, a idade de acesso à pensão volta a avançar um mês, a não ser que as regras mudem entretanto.

O Governo já sinalizou que quer alterar o regime das reformas antecipadas e, em concreto, o fator de sustentabilidade, para rever os cortes que afetam as pensões. A promessa também está vertida de forma genérica no relatório do Orçamento do Estado. Porém, falta saber que alterações estão em causa e quando avançam.



Sem mudanças, e de acordo com as projeções, a idade normal de reforma atingiria 67 anos e 3 meses em 2030 e quem nesse ano abandonasse a vida ativa mais cedo teria um corte mínimo de 20,39% só à conta do fator de sustentabilidade

Veja o conjunto das projeções aqui.

1 comentário:

  1. Por este andar, cada vez mais constato que se avizinha o que, já em 1992 (quando nasceu a minha primeira filha!) dizia nas tertúlias de profissionais, a uma mesa da esplanada do Café Astória, em Braga (contra tudo e contra todos os optimistas que me chamavam de pessimista!), perante afirmações que tentavam consolar as críticas que se fazia então aos miseráveis salários dos professores — para quem tinha de ir, ano após ano e durante anos a fio, trabalhar para longe de casa, suportando enormes custos com deslocações e alojamento (com o esse tal mísero salário de quem, como eu, estava então em inícios de carreira — com o argumento de que um dia, teria uma reforma choruda! Está-se mesmo a ver que tinha razões para me considerar (pela lógica e conhecimento da realidade) um "pessimista bem informado"!!

    ResponderEliminar