domingo, 11 de setembro de 2016

"Há coisas que não estão de acordo com as capacidades das crianças... e as escola torna-se «uma seca»"

O que está errado nos programas e nas metas do 1º ciclo?


A velocidade com que as crianças têm de dominar a leitura, por exemplo. Os dois primeiros anos devem ser para aprender a ler. Para depois a criança poder passar a ler automaticamente e a compreender. Mas não. Se ao fim do primeiro ano o miúdo não está a ler vai começar a ter problemas e começa o seu insucesso. E depois a exigência da matemática, do cálculo… Nós aprendíamos coisas no sexto ano que hoje são dadas no quarto e o cérebro dos miúdos não melhorou de um dia para o outro. Há coisas que não estão de acordo com as capacidades das crianças. Eles conseguem, mas com grande esforço, grande stress e sem alegria. Ao nível do cérebro, quando a criança faz uma conta bem feita e tem sucesso, é libertada uma substância que gera bem-estar, a dopamina. Já o insucesso liberta as hormonas de stress, a adrenalina, que muitas vezes bloqueiam a capacidade de raciocínio. Se a criança tem medo de errar, não está em boas condições para aprender. Depois, o stress acumula-se e a motivação que é o motor para aprender não existe, a escola torna-se «uma seca».

Encurtava as aulas, multiplicava os intervalos, mudava as metas curriculares, dava aos professores mais formação na área das neurociências e garantia aos miúdos mais tempo para brincar. Se pudesse, o neuropediatra Luís Borges mudava a escola. E medicava muito menos.

1 comentário:

  1. De acordo totalmente com a posição assumida por Luís Borges, neuropediatra. O que é pena, neste triste país, é que os políticos não dêem crédito a esta posição quando ela vem de um especialista de educação... Os pedagogos não têm crédito. Mas dá-se crédio relativamente a questões pedagógicas, quando as mesmas são postas em causa por outros profissionais. Portugal é, realmente, um belo país em que todos opinam e percebem de Educação menos... os professores... Enfim!

    ResponderEliminar